O Fox Paulistinha é o cachorro que conquista qualquer pessoa. É também conhecido como Terrier Brasileiro, ganhou seu nome popular devido as suas cores, preto, branco e vermelho, sendo as cores do estado de São Paulo. Já o nome de sua raça é justamente por ter sido diferenciada em nosso país.

Origem

Ao certo só se sabe que o desenvolvimento de sua raça, como a conhecemos, deu-se no Brasil. Mas, existem algumas versões sobre o surgimento dessa raça.

Uma delas é que foram trazidos em navios portugueses e holandeses que vieram ao Brasil na época de colonização, a bordo, os Terriers se encarregavam de ajudar a combater a proliferação dos ratos nas caravelas, já que eram ótimos cães de caça.

Os cães que eram trazidos abordo pertenciam às raças Fox Terrier e Jack Russel Terrier, possivelmente, e chegando no Brasil cruzavam com outros cães, assim nascendo o Fox Paulistinha.

E uma outra versão é que os filhos de fazendeiros que iam para estuda na Europa, acabavam se casando e assim traziam seus cães de estimação quando vinham para o Brasil, geralmente essas raças e outras como Beagle e Bulldog. No Brasil, acabavam cruzando com outras raças e com as condições climática do Brasil, geravam a raça Fox Paulistinha ou também conhecido como Terrier Brasileiro.

Perfíl.

A estrutura do Fox Paulistinha, embora seja um cachorro de raça pequena, como tamanhos diferenciados, é bastante forte. Tem uma aparência meio quadrada o que faz dele um cachorro com muita energia, inclusive muitas vezes se achando maior do que é acaba sendo valente na defesa do território e de seus donos. Seus pelos são curtos e densos, lisos mas não muito macio.