Filhotes de Dachshund têm um monte de energia e resistência. Eles gostam de fazer caminhadas ou brincar ao ar livre com outros cães, assim como gostam de caçar e cavar. Eles também são ativos dentro da casa e podem se adaptar bem em pequenas salas de estar, desde que tenham uma quantidade moderada de exercício diário. Duas caminhadas, duas vezes por dia (cerca de 10 minutos cada) é suficiente para o tamanho desse pequeno atleta. Ocasionalmente, quando o tempo for curto, um jogo de busca irá atender a sua necessidade de atividade.

Origem

A descoberta de efígie de um cão que se aproxima muito do Dachshund na tumba de um faraó, datada de 4 mil anos antes da nossa era, permite acreditar que o Dachshund de Pelo Curto tem uma longínqua origem egípcia. Os cinólogos são, no entanto, da opinião de que é mais razoável que esse cão tenha nascido na Alemanha, onde é conhecido desde a Idade Média. O Dachshund de Pelo Curto deu origem às duas outras variedades de Dachshund, que só diferem do animal originário pela natureza da pelagem. Por volta do início do século XVI, os alemães criaram o Dachshund de Pelo Longo, a partir da variedade do de Pelo Curto e do Spaniel. Quanto ao Dachshund de Pelo Duro, perfeitamente adaptado à caça graças ao pelo espesso que o protege, é oriundo de cruzamentos entre o Dachshund de Pelo Curto com o Schnauzer, com o Dandie Dinmont Terrier e, provavelmente com o Scottish Terrier, no século XIX. Esse cão também existe ha décadas em três tamanhos diferentes.

A raça se tornou muito popular no início de 1900, e em 1913 e 1914, eles estavam entre os dez mais populares do Westminster Kennel Club Show. Durante a Primeira Guerra Mundial, no entanto, a raça caiu em popularidade nos EUA e Inglaterra, porque eles estavam intimamente associados com a Alemanha. Os tutores de Dachshund, por vezes, foram chamados de traidores e seus cães apedrejados. Após a I Guerra Mundial, alguns criadores americanos importaram alguns Dachshunds da Alemanha e a raça começou a se tornar popular mais uma vez. A raça enfrentou um destino semelhante durante a Segunda Guerra Mundial, mas não tão severo como durante a Primeira Guerra Mundial.

Perfíl.

Ao mesmo tempo longilíneo e compacto, o Dachshund possui pescoço longo e seco, encimado pela cabeça fina que vai se estreitando na direção da trufa. O focinho é longo, suficientemente largo e forte, a trufa desenvolvida. A pelagem pode ser de três tipos diferentes: pelo curto, pelo duro ou pelo longo. O pelo curto é denso, brilhante, assentado, cerrado e áspero. Já o pelo duro é assentado, denso, de arame, com subpelo.